terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dez Direitos Naturais das Crianças


1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.

2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.

3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.

4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.

5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.

6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.

7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.

8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.

9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.

10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua.”



RETIRADO DO BLOG DA ROSEANA MURRAY

domingo, 28 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS





   No dia 26/11 celebramos o Dia Nacional  de  Ação de Graças.Dia da gratidão.Dia do "Muito Obrigado".O Dia de Ação de Graças nos motiva a agradecer a Deus,por tantos benefícios:a natureza com o sol e a luz, as chuvas, as plantas ornamentais, os frutos da terra, as colheitas para nossos alimentos,tantos recursos técnicos da modernidade.
    Agradecimento a Deus por nossa vida, nosso corpo, nossa saúde, nossas capacidades, nossos sentimentos, nossas realizações, nossas conquistas.
     Agradecimento entre nós, pessoas, na família, na escola, na sociedade, pelos carinhos,pelas ajudas.
    
  Na CNEC,no turno vespertino, houve esse momento especial de agradecimentos e doações na quinta-feira dia 26/11. Contamos com a presença do Padre Wantuil que falou sobre o tema e distribuiu pão entre as crianças.Depois de orações, agradecimentos e músicas as crianças entregaram biscoitos e brinquedos que serão doados a   famílias Caetanopolitanas menos favorecidas.
Assim as crianças estão aprendendo  a importância de ajudar o próximo.

sábado, 27 de novembro de 2010

Hermanoteu na terra de Godah







A comédia em questão conta a história de Hermanoteu, irmão de Micalateia e típico hebreu do ano zero, companheiro, bom pastor e obediente. Ele recebe a missão divina de guiar seu povo à terra de Godah, numa sátira à história bíblica de Moisés.
Seguindo a linha de sátiras do grupo, a peça discorre em torno de passagens bíblicas, se valendo de episódios do Antigo Testamento e aproximando passado e presente por meio das gargalhadas. O espetáculo estreou em 1995, em Brasília. Cinco anos depois, foi reescrito: apenas o nome e o personagem principal foram mantidos. Entre os personagens estão Cleópatra, bárbaros, romanos, deuses pagãos e até Deus.
Apesar de ser uma peça bíblica, Hermanoteu usa tudo como pano de fundo para falar do cotidiano. As pessoas se identificam muito com essas observações sobre o dia-a-dia.
Hermanoteu na terra de Godah "cover"
Em um cenário que representa um imenso deserto, os alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio da escola CNEC de Caetanópolis, orientados pela professora Jucilene, deram um show, numa atuação "cover" da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEATRO "AS BORBOLETAS"



















      HOJE FOI O GRANDE DIA!AS CRIANÇAS BRILHARAM NA ENCENAÇÃO DA PEÇA "AS BORBOLETAS".  O 1º PERÍODO TAMBÉM ENCANTOU A TODOS COM SUAS MÚSICAS.
AGRADEÇO A TODOS QUE CONTRIBUIRIAM  PARA QUE TUDO DESSE CERTO, PRINCIPALMENTE AS FAMÍLIAS QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA ARRUMAREM OS FILHOS.
      MEUS ALUNOS QUERIDOS, VOCÊS SÃO VERDADEIROS ARTISTAS!AMO VOCÊS!




AS TRÊS BORBOLETAS (roteiro Chizuco Yogi)

CENA I

Narrador: Em certa manhã de primavera, o sol surge preguiçoso no horizonte, por detrás de grossas nuvens. O vento soprava, curvando os galhos mais frágeis das plantas.
Num belo jardim florido a natureza saudava o raiar de mais um dia!
As lindas flores exalavam seu perfume e exibiam alegremente o seu belo colorido que cintilavam com o reflexo dos raios do Sol...

(MÚSICA SUAVE)                              

CENA II

NARRADOR:Neste maravilhoso jardim, chegaram as visitantes para polinizar as flores. Três graciosas borboletas!Uma vermelha, uma azul e a outra amarela.

Mal sabiam que toda aquela alegria ia durar pouco, pois o tempo começou a mudar...

 Soa o tambor: Tum, Tum, tum, tum,


 AS BORBOLETAS: Nossa! Ouviram? Vem um temporal aí!

(novamente o tambor soa no cenário) Tum, tum, tum, tum!

BORBOLETA VERMELHA:
- Corram meninas! , corram lá vem à chuva!

CENA III

Narrador: A natureza parecia enfurecida com a maldade humana, como se quisesse se vingar do homem por seu descuido com tanta poluição...
       O Sol se esconde totalmente, o vento adquiriu uma velocidade incrível, as nuvens escureceram e se uniram para mandar raios e trovões junto com uma chuva grossa e fria!
(BATE O TAMBOR (TROVÃO) E AS CHUVINHAS ENTRAM)

Narrador: Coitadinhas das borboletas! Como iriam escapar desse temporal?
Aonde iriam se esconder? Com corpinhos tão frágeis, e numa chuva tão grossa e insensível, poucos pingos as derrubariam ao chão! Elas ficam apavoradas!
De repente a borboleta amarela tem uma idéia.

BORBOLETA AMARELA: - Amigas, vamos pedir abrigo para uma flor!

BORBOLETA VERMELHA: Olhem aquela flor é bem grande, vamos para lá!
__Oh! Dona Flor Vermelha , pode nos ajudar ? Estamos fugindo do temporal

FLOR VERMELHA: Pobrezinhas! Posso ajudar sim, mas só a você, que é vermelha como eu. A amarela e a Azul eu não posso ajudar.

BORBOLETA VERMELHA:- Mas eu não posso aceitar. Deixá-las na chuva, nem pensar! Vamos procurar outro lugar. Obrigada. Vamos meninas!

NARRADOR: as borboletinhas não tiveram ajuda da flor vermelha. E agora, o que fazer? A chuva caia cada vez mais forte.

 NARRADOR: Mas vejam! A borboleta Amarela avistou uma flor amarela!

BORBOLETA AMARELA:
- olha aquela flor amarela, vamos para lá!
 - Dona Flor Amarela, precisamos de abrigo, estamos ensopadas!

FLOR AMARELA:
- Dou, sim, mas só a você Borboleta Amarela, que é como eu. A vocês duas eu não posso dar.

BORBOLETA AMARELA:
- Não, assim não! Deixar as minhas amigas na chuva, nem pensar! Obrigada, dona Flor Amarela.

 NARRADOR: as três borboletas voam com dificuldade. O temporal continua. Mas elas não desistem!De repente a borboletinha azul vê uma flor azul. Chama suas amigas e vão até lá.


BORBOLETA AZUL:
- Olha uma flor azul, vamos pedir. _ “Oh”! Linda Flor Azul! Estamos molhadas e com frio. Pode nos ajudar?

FLOR AZUL:
- Posso sim. Mas só você, que é azul como o céu! As outras não. ·.

BORBOLETA AZUL:
- Ah, não! Só eu? E elas na chuva? Obrigada dona Flor Azul. ·.

NARRADOR: Mais uma vez as borboletinhas não tiveram ajuda. Voam  durante um tempo.mas já não tem mais forças.Estão cansadas, molhadas e com muito frio. Acabam caindo e começam a chorar. O temporal continuava cada vez mais forte. Mas e agora? Como as borboletas iriam se salvar?




CENA V

FECHA AS CORTINAS E COLOCA A MÚSICA

Narrador: Será que vale a pena pensar nos outros? E será que está correto discriminar alguém? Será que a atitude de cada flor foi certa? Se você fosse uma das flores, agiria como elas? E se você fosse uma das borboletas, deixaria de se salvar por causa de sua amizade? Ainda existem amigos de verdade?
       A amizade e a bondade do coração têm a sua magia. A magia do amor é a maior força do mundo! E esta magia está para acontecer.

 (música suave)

NARRADOR: Oh! E vejam só quem vem trazer essa magia!Uma linda fadinha com sua varinha mágica. Ouçam com atenção a mensagem que ela traz! Percebam os movimentos que trazem ensinamentos de paciência e de paz!

AS TRÊS BORBOLETAS:
- Quem é você?

FADA:
- Eu sou a fada do Jardim. Sei tudo o que aconteceu aqui. Vocês foram amigas de verdade e têm amor no coração. Isso é bom e merecem serem recompensadas.

NARRADOR: A fadinha eleva a varinha para o alto e fala com firmeza!

FADA:
- Eu ordeno: Pare Trovão! Pare Trovão!

NARRADOR:o Trovão vai diminuindo...diminuindo...até cair no chão.A fadinha continua dando ordens.

FADA:
- Eu ordeno: Desapareça Raio!

NARRADOR: O raio também perde suas forças e cai no chão.
A fadinha continua:

FADA:
- Pare Chuva! Pare chuva!
As Chuvas vão-se enfraquecendo lentamente e caem no chão.
As três borboletas, surpresas, exclamam:

AS TRÊS BORBOLETAS:
- Puxa! A Chuva parou!

NARRADOR: Com toda sua energia a fadinha fala:

FADA:
- E agora que apareça... o Sol!


CENA VII

Narrador: Depois de uma tempestade sempre vem a bonança, tempo de calmaria, de sossego... Após uma tempestade há sempre uma mudança na natureza, nos seres vivos, um crescimento, uma aprendizagem. O Sol volta com todo o seu esplendor! Vem trazer a sua força, as sua energia, o seu calor, o seu brilho para todos!

 (Música)

CENA VII

Narrador: “Amigo é aquele que nos faz melhores do que somos.” Cada borboleta sentiu mais firmeza e mais amor na amizade fortalecida pela tempestade. É nos momentos difíceis da vida é que se reconhece o valor de uma verdadeira amizade e se descobre que só o amor dá sentido á vida!

NARRADOR: As borboletinhas se abraçam felizes e começam e começam a voar pelo jardim. O temporal passa e a alegria toma conta de todos de tudo e de todos!

 (música alegre)



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O TEATRO NA ESCOLA:

"Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais.
Sendo assim, os alunos  do 2º período encenarão a peça “As borboletas, roteiro de Chizuco Yogi, amanhã, dia 18/11 as 15h na CNEC.Os caçulinhas do 1º Período também apresentarão lindas musiquinhas.
 Você é nosso convidado! 
                                                    Último ensaio.


                                     


MENSAGEM-Tem porta que se fecha para nunca mais se abrir




         Uma senhora – peregrina em busca da felicidade – andava pelo deserto com uma criança nos braços. Num certo momento avistou ao longo das areias escaldantes uma caverna. Pensando em encontrar abrigo para passar a noite, dirigiu-se para lá. Aproximando-se da entrada, espiou seu interior e ficou surpresa com o que viu: muitas joias e muito ouro reluziam ali. Ela entrou deslumbrada com sua sorte e descobriu baús cheios de moedas de ouro. Colocou a criança sentada numa pedra e começou a cantar e a dançar dizendo: ”Finalmente encontrei a tão almejada felicidade!”.
         Nesse momento uma voz ecoou pela caverna: ”Cuidado! Daqui a vinte minutos a porta da caverna irá fechar para nunca mais se abrir. Enquanto isso pode pegar tudo o que quiser, mas não esqueça o essencial.”.
         A mulher começou rapidamente a encher suas sacolas com tudo o que podia alcançar, pensando consigo: “Vou ficar muito rica, não terei mais problemas nem dificuldades na vida.”.
         Logo soou um alarme avisando que se esgotara o tempo e que a porta iria fechar. A mulher, desesperada para carregar a maior quantidade possível de bens, encheu os braços com suas sacolas e correu para fora da caverna. Assim que saiu, a porta se fechou.
         Ela olhou à sua volta; vendo-se cercada de riquezas, suspirou aliviada. Foi nesse momento que se lembrou da criança: ela havia esquecido o essencial. E então se sentou e chorou amargamente sua infelicidade.
        
Ás vezes nos envolvemos demais em conquistas de grandes metas, investimos todos os nossos esforços no futuro e desprezamos o que temos de essencial no presente.
Cuidado! As portas do tempo não se abrem mais para você voltar ao passado e trazer de volta aquilo que descuidadamente deixou de viver, é nessa hora que você se dá conta de ter esquecido o essencial. Haverá algo mais essencial em sua vida do que sua família? A sua criança é essencial para você? Então a valorize e cuide dela, não apenas com coisas materiais, Mas dê importância ao conhecimento dela, ao que ela precisa aprender. Verifique se ela não está sofrendo com o seu desinteresse pelo seu estado mental, intelectual... Ás vezes, nós pais, nos preocupamos só com o estado de saúde físico... Esquecendo-se do essencial!
Mensagem enviada por email pela professora Teresinha

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM QUADRINHOS




PARABÉNS MARIA CLARA ,PELO SEU SEXTO ANINHO.PAPAI DO CÉU LHE PROTEJA E ILUMINE SEMPRE SEU CAMINHO.TE AMAMOS MUITO!
Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?
A proclamação da República!
Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.
Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.









ATIVIDADES QUE PODEM SER USADAS



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Poesia de uma criança angolana


Tema: A Beleza na Diversidade
Poema da criança negra
(Escrito por uma criança Angolana)

Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!

E você, cara Branco,
Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica Roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica Verde;
Quando você morrer, você ficará Cinzento.


 E você vem me chamar de Homem de Cor??!!








Dia da Consciência Negra

Comemora-se no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema.


Zumbi dos Palmares, o principal símbolo da luta e resistência do povo negro no Brasil.

Zumbi nasceu em Alagoas (1655-1695) e adotou esse nome quando passou a liderar essa luta contra a escravidão. Zumbi, na língua afro, quer dizer guerreiro. Liderando uma guerra civil contra os portugueses, Zumbi ficou cerca de 14 anos numa intensa batalha até que, numa emboscada, foi morto. Sua cabeça foi decepada e enviada ao Recife, onde foi exposta em praça pública para servir de exemplo a outros negros que quisessem rebelar-se contra o sistema escravocrata. A tarefa de extermínio coube a Domingos Jorge Velho, bandeirante, caçador de índios e negros.

Zumbi morreu no dia 20 de novembro, ficando conhecido como o grande líder da "primeira república verdadeiramente livre das Américas". Até hoje, a data é comemorada em todo o Brasil, com comemorações que relembram a sua coragem, força e fé. Agora o acontecimento tornou-se motivo de feriado em vários estados do Brasil, não só em Alagoas. Em São Paulo, a Câmara Municipal aprovou, no dia 27 de novembro de 2003, um projeto lei estabelecendo feriado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.

domingo, 7 de novembro de 2010

Como Ajudar Seu Filho em Casa na Alfabetização


Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetizaçãode seus filhos?


Isso mesmo! 
Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor.
Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. “Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’. Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo), ela propõe ao filho que eles leiam as regras juntos”, exemplifica a educadora Cida Sarraf, que leciona no curso de pedagogia do Centro Universitário Salesiano e da Faculdade Mozarteum, ambos em São Paulo.


A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. “Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa”, argumenta Cida Sarraf.

Veja agora algumas maneiras de contribuir em casa com a alfabetização de seus filhos. Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta... essas são apenas algumas situações que tornam o espaço de convivência da criança mais... alfabetizador! E isso é fundamental para o aprendizado. Seguem nesta postagem 11 dicas:


1ª. DEIXAR BILHETES OU ESCREVER CARTAS

Que outra função tão importante tem a escrita que não a de comunicar? Pois desde bem cedo a criança pode perceber isso, pelas atitudes dos pais. Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-a a fazer o mesmo (mesmo que saiam apenas rabiscos. Lembre-se: nessa fase do desenvolvimento, não se erra, se tenta acertar). 'Vou escrever uma carta para a vovó contando como estamos. O que você quer que eu conte para ela?'. Recebeu uma carta ou encontrou um recadinho em casa? Leia em voz alta. "Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar na casa", aconselha a educadora Maria Claudia.


2ª. PREPARAR RECEITAS CULINÁRIAS NA PRESENÇA DA CRIANÇA

Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para participar de algumas ações, de forma que ela presencie o contato com a língua escrita, percebendo suas várias funções. Na culinária isso pode acontecer de maneira descontraída e divertida. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: "Vamos ver o que falta colocar? Ah, ainda preciso colocar 3 ovos, está escrito aqui".


3ª. SER UM MODELO DE LEITOR


Essa é a premissa mais básica de qualquer ambiente alfabetizador. A criança forma valores a partir de bons modelos e, assim, ter pais leitores é fundamental para ela aderir à leitura. "Estante de livro não pode parecer santuário. As crianças têm de observar que os pais estão sempre mexendo ali, escolhendo um livro, lendo-o e comentando-o com a família", acredita Cida Sarraf. E não apenas os livros. A leitura de revistas e jornais também tem de ser um hábito dos pais.


Os pais também têm de prestar atenção ao ambiente em que fazem sua leitura, passando a impressão de que ler é prazeroso, mas também é coisa séria. O ambiente deve ser tranquilo, sem muitos ruídos, com boa iluminação, e deve-se sentar com a postura corporal correta, para não se cansar rapidamente.

4ª. EXPLORAR RÓTULOS DE EMBALAGENS
 Alguns produtos são recorrentes na dispensa de nossas casas e as crianças acabam se acostumando com a presença deles. Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho. "Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem", explica a especialista Maria Claudia Rebellato. Segundo ela, os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva.


5ª. FAZER LISTA DE COMPRAR COM SEU FILHO

Esta aí uma tarefa pra lá de corriqueira: fazer a lista de compras do supermercado. Num ambiente alfabetizador, o momento pode ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita). Vá conversando com ela: "Vamos anotar para não esquecer. O que mais vamos ter de comprar? Então, vamos escrever aqui". Deixe que ela acompanhe com os olhos o que você está escrevendo e vá falando em voz alta.

6ª. APROVEITAR AS SITUAÇÕES NA RUA
Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas... onde quer que frequentemos estaremos sempre em contato com o mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados com a criança. "Dá para levar em forma de brincadeira. 'Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?'’ ou ainda 'Olha, filho, esse ônibus vai para Cajuru. Cajuru também começa com Ca, igual o nome da mamãe, Carolina'. É por meio dessas situações que a criança vai percebendo as diferentes funções da escrita e fazendo associações", acredita Maria Claudia. Segundo ela, é uma forma não de ensinar/aprender, mas de brincar com as letras, com as palavras, com a escrita e a leitura.


Ler para a criança pequena tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita. "Quando a mãe lê uma história para a criança, ela é leitora junto com a mãe", acredita Maria Claudia Rebellato. Leia com frequência para seu filho: gibis, revistas, contos de fadas... Leia mais de uma vez o mesmo livro, pois isso é importante para a criança começar a recontar aquela história depois, no papel de leitora, inclusive passando as páginas do livro corretamente.
O que pouca gente lembra é que o ato de leitura deve começar muito cedo, com crianças que ainda estão longe de serem alfabetizadas. Ao ouvir histórias, a criança acaba percebendo que a leitura é feita da esquerda para a direita (importante para o momento em que ela vai começar a riscar), consegue diferenciar o que é texto do que é desenho, começa a notar que as palavras são escritas separadamente formando frases que fazem sentido e a adquirir noção de volume de texto.


8ª.FAZER OS CONVITES DE ANIVERSÁRIO COM SEU FILHO

Escrever nos convitinhos de aniversário é uma etapa da festa da qual a criança precisa participar. Pergunte a ela: "o que teremos de escrever nos convites? Precisamos dizer onde vai ser e a que horas". Isso pode ser feito desde o primeiro aniversário da criança, repetindo nos anos seguintes, até chegar a vez em que ela própria irá querer escrever sozinha, com sua letrinha.
Outra atitude interessante é escrever cartões de aniversário ou de casamento na frente da criança. "Esses nossos amigos irão se casar. Vamos escrever uma mensagem a eles para enviar junto com o presente?". A situação pode ser corriqueira para você, mas para a criança tudo é novidade. Participe-a desses momentos. Nos aniversários das pessoas da família, incentive-a a escrever algum cartão, mesmo que ela faça apenas desenhos. Pergunte que mensagem ela quis passar e em seguida faça um elogio ao seu trabalho.


9ª.MONTAR UMA AGENDA TELEFÔNICA

A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles. O texto é usado para escrever o nome das pessoas ou dos lugares, enquanto o número é utilizado para informar o telefone. No dia a dia, chame a criança para observar essa diferença. "Olha filho, deste lado ficam os nomes das pessoas e deste o número do telefone delas. Vamos ver qual o número da casa da titia?". 


10ª.APONTAR OUTROS MATERIAIS ESCRITOS 

Brinquedinhos com palavras e números, calendários, jogos de computador, álbum de fotografia com legendas, scrapbook, tudo isso pode estar no ambiente de convivência da criança, mas... desde que realmente sejam usados por ela, e não funcionem como meros enfeites do seu quarto. "A criança tem de perceber a função de cada um dos elementos que é posto para ela", reitera Cida Sarraf. Houve um tempo em que pais e professores acreditavam que bastava etiquetar os objetos (etiqueta com a palavra cama na cama, com a palavra armário no armário) para as crianças se familiarizarem com a língua. Mas as pesquisas mais atuais mostraram que os diversos gêneros textuais precisam estar presentes e serem usados dentro de uma função comunicativa. Portanto, quando for montar um álbum com fotos de uma viagem, chame a criança para legendar cada foto com você. "Você lembra como se chamava este lugar? Vamos escrever aqui para sabermos daqui a um tempo". 


11ª.RESPEITAR O RITMO DA CRIANÇA 

Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização de seu filho? Compreender o seu ritmo! Isso mesmo. Investir no ambiente alfabetizador é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita (e dessa forma encontrem menos dificuldade quando estiverem aprendendo a ler a escrever), mas isso não quer dizer que o processo será, necessariamente, acelerado, e é importante que os pais tenham isso em mente. Lembre-se: começar a ler e a escrever mais tardiamente não representa problema de aprendizagem ou falta de inteligência. Na maioria dos casos, significa apenas que a criança ainda não atingiu um nível necessário de maturidade. Segundo Maria Claudia, a criança fica um tempo absorvendo muita informação e de repente dá uma decolada, mostrando que conseguiu entender o processo. "É literalmente um 'click', mas que acontece em momentos diferentes para cada criança", ela sintetiza. 



Estas  dicas importantes encontrei no Site Educar para Crescer e que acredito que realmente podem fazer a diferença para que as crianças sejam alfabetizadas. São idéias que podem parecer simples mas quem educa sabe a sua eficácia.
 Então mamães e papais mãos a obra!  



 
Créditos
Reneide Criações