terça-feira, 25 de maio de 2010

TRABALHANDO COM RÓTULOS


As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Realizar um trabalho com rótulos e embalagens viabiliza a construção dos conhecimentos a partir do contexto sociocultural dos alunos. Oriundos da realidade de cada aluno, os rótulos favorecem a alfabetização, transformando a sala de aula num ambiente com significado e estimulador da aprendizagem e propiciando a interação com o mundo da escrita.







Um comentário:

  1. Suas ideias são legais, mas acho que deveria pensar no conceito que dá para você mesma.Me refiro ao titulo do blog "tia ..."
    você certamente é uma educadora é dever ser reconhecida como tal.
    O titulo de tia remete apenas a cuidados e não ao processo de ensino que você realiza e posta.
    Espero que reflita sobre o assunto...

    ResponderExcluir

 
Créditos
Reneide Criações