A FEIRA MATEMÁGICA SE APROXIMA. QUINTA-FEIRA, DIA 10, TODOS OS ALUNOS CENECISTAS ESTARÃO MOSTRANDO SUAS HABILIDADES E CAPACIDADES DIANTE DA MATEMÁTICA.
E A EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM ESTARÁ PARTIPANDANDO DESTE GRANDE EVENTO COM A APRESENTAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS.
DESDE O INÍCIO DO ANO, TRABALHAMOS COM MATERIAL CONCRETO. OS ALUNOS JÁ DOMINAM VÁRIOS CONCEITOS E SE SENTM MOTIVADOS A TRABHAR COM ESSES MATERIAIS. É UMA APRENDIZAGEM DIVERTIDA.
ASSIM, OS ALUNOS OUVIRAM A HISTÓRIA DO QUADRADINHO E TIVERAM A IDEIA DE CONFECCIONAR UM LIVRO. FOI APROVADA A IDEIA E DADO INÍCIO A GRANDE OBRA. A TURMA DO 2º PERÍODO ESTÁ TRABALHANDO COM DEDICAÇÃO PARA CONCLUIR O LIVRINHO ARTESANAL.
PELAS FOTOS, PERCEBEMOS QUE SÃO MESMO UNS ARTISTAS!!
ASSIM, OS ALUNOS OUVIRAM A HISTÓRIA DO QUADRADINHO E TIVERAM A IDEIA DE CONFECCIONAR UM LIVRO. FOI APROVADA A IDEIA E DADO INÍCIO A GRANDE OBRA. A TURMA DO 2º PERÍODO ESTÁ TRABALHANDO COM DEDICAÇÃO PARA CONCLUIR O LIVRINHO ARTESANAL.
PELAS FOTOS, PERCEBEMOS QUE SÃO MESMO UNS ARTISTAS!!
BLOCOS LÓGICOS
A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina.
Sua função é dar aos alunos ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça.
O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Sua função é dar aos alunos ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça.
O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Nenhum comentário:
Postar um comentário