segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trabalhando com o Material Cuisenaire

























            
Este material tem esse nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire, (1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática na Bégica, e ao se impressionar com uma cena de um aluno desesperado, em uma de suas aula, decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire: O ARCO-ÍRIS DE FAZER CONTAS
Há meio século atrás , quando Cuisenaire inventou este material não sabia se iria dar certo, porém na primeira aula que testou constatou que a sua intuição estava correta.
Só mais tarde o professor ficou conhecido fora do seu país, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso por suas pesquisas em Educação Infantil, recebeu de um amigo belga, um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Apesar de descrente ele aceitou, encantou-se ao ver o material, e disse “esse homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação.”
O egípcio passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire - a quem chamava de Senhor Barrinhas. O professor belga tornou-se conhecido em todo mundo.
Ë um material bem simples, porém pouco conhecido e divulgado pelos educadores.
 Este material pode ser usado com alunos de 3 à 11 anos.
Com as barras Cuisenaire é possível desenvolver em classe diversas situações para o aprendizado de operações e conceitos matemáticos, 


Conheça sobre o material.
Cada barra tem uma cor e um tamanho diferente.
A menor das barras tem 1 cm e representa uma unidade. A segunda tem tem 2 cms e representa o número 2, e assim por diante, até a maior de 10 cms que indica o 10.
Veja as cores correspondentes a cada número:

1 – Cor da madeira
2 – Vermelho
3 – Verde
4 – Lilás
5 – Amarelo
6 – Verde escuro
7 – Preto
8 – Marrom
9 – Azul
10 - Laranja

 Para facilitar, as peças com valores que podem ser multiplicados por 2, foram pintados com cores parecidas. Manipulando as peças as crianças aprendem com facilidade a adição ,a subtração e conceitos como “o dobro de”, ou “a metade de”, de uma quantidade.


 
                                                                                                                                                     
                                          
                                                                              
                                                                                       
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações