quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Animais Domésticos e Silvestres

  TODO ANIMAL DEVE SER TRATADO COM RESPEITO
Os animais foram criados para viver livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos.
Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais silvestres.
O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como notrabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de domésticos.
Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.
ANIMAIS DOMÉSTICOS

Os animais silvestres costumam ser ferozes e, quando nos aproximamos, podem avançar, morder, arranhar, como forma de defesa, achando que vamos fazer algum mal a eles. Esses animais podem ser vistos nos zoológicos, sendo que os mais ferozesficam presos em jaulas, como tigres, leões, ariranhas, gorilas, etc. e os mais mansos ficam em ambientes criados igual ao seu habitat natural, como girafas, tartarugas, macacos, micos e etc. As aves são animais silvestres, porém ficam retidas em enormes gaiolas, para não fugirem.
ANIMAIS SILVESTRES OU SELVAGENS

Hoje em dia, para se criar um animal que seja considerado silvestre, é necessário uma licença ou autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Essa licença é exigida por causa do problema da extinção dos animais.
Extinção significa desaparecimento, deixar de existir, fim. É quando alguma espécie de animal corre o risco de não se reproduzir mais, em razão das pequenas quantidades existentes. Normalmente espécies animais sofrem extinção por sofreremmaus tratos causados pelo homem, como a caça, muitos são mortos por causa de suas peles ou couro, além da carne.
Um caso típico de extinção é do urso panda, originário da China, que passou a ser criado em zoológico, onde veterinários tiveram que criar condições para a sua reprodução. No Brasil existe um projeto que tenta salvar as tartarugas-marinhas, em extinção. O nome desse projeto é Tamar, os participantes lutam contra a caça da espécie bem como pela sua reprodução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações