terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água: o que você está fazendo para preservar?


22 de março, dia da água.
Falar do tema tão insistentemente pode parecer exagero, mas não é. Para se ter uma ideia da gravidade da situação da água no mundo, nosso país, que tem a maior bacia hidrográfica do planeta, pode vir a sofrer com a falta d’água até o ano de 2015(fonte: O Globo), daqui a 4 anos!
A solução para evitar essa crise da água no Brasil dependeria do investimento de cerca de R$ 22 bilhões no setor. Ainda segundo reportagem d’O Globo, o problema da falta de água ameaça 55% dos municípios brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas. É ou não é para se preocupar?

E o que você pode fazer? Colaborar com a preservação e conservação das fontes de água limpa, economizar e assumir sua parcela de responsabilidade na proteção desse bem indispensável à vida. Foi com esse objetivo que a ONU instituiu em 1992 que o dia 22 de março seria o Dia Mundial da Água. Não é apenas mais uma data no calendário, é um dia para chamar a atenção para a questão da escassez da água e buscar soluções para o problema.


Por isso, não deixe o Dia Mundial da Água passar em branco. Informe-se, leia a Declaração Universal dos Direitos da Água, compartilhe seus conhecimentos e participe ativamente das atividades programadas para o dia de hoje em sua cidade, trabalho ou vizinhança.
Se não sabe por onde começar, seguem algumas dicas básicas, mas sempre pertinentes, sobre como utilizar a água com responsabilidade, sem desperdiçar (fonte: IBGE Teen):

  • Escove os dentes com a torneira fechada, sempre. Isso evita o desperdício de até 80 litros de água;
  • Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça e aproveite para enxaguar tudo de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E dê preferência a sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente;
  • Quando for lavar o automóvel, use um balde. Um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40;
  • Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Prefira o balde e a vassoura, evitando um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho);
  • Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações