segunda-feira, 14 de março de 2011

NO MUNDO DAS HISTÓRIAS

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
As histórias infantis existem desde que o ser humano adquiriu a fala. Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias…
Escutá-las é o início da aprendizagem e da formação do leitor, é ter, um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo.
O contato com os livros além de enriquecer o vocabulário das crianças permite com que eles viagem por histórias fantásticas e até vivenciem alguns personagens através de sonhos.  A criança que lê ou ouve história desenvolve uma imaginação incrível e quando incentivada é capaz de criar, opinar e nos surpreender com sua inteligência.
A leitura já é uma prática diária em nossa sala de aula e com o objetivo de torná-la um hábito cada vez mais prazeroso e enriquecer o aprendizado de forma significativa estaremos desenvolvendo ao longo do ano o projeto “No mundo das histórias” onde as crianças levarão para casa um livro de história para ler junto com seus familiares.
Vamos promover situações facilitadoras para que eles possam vir a tornarem-se apaixonados pela leitura.
CONFIRAM AS FOTOS.
  A ESCOLHA DO LIVRO.

             Na sexta-feira as crianças escolhem com muita calma, o livro que querem levar para casa e na segunda feira, fazemos uma rodinha no pátio da escola onde as crianças terão a oportunidade de fazer o reconto, relatar quem é o  autor , o ilustrador, se gostaram da história   e  parte que mais  gostaram. Sempre justificando suas respostas.
            Na sexta- feira, junto com  o livro, as crianças levam um caderno de desenho com uma   ficha de leitura  que é preenchida com a ajuda dos pais ou responsáveis.
                     É um momento mágico que as crianças amam!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações