quarta-feira, 14 de abril de 2010

BANANA-A FRUTA MAIS POPULAR DO BRASIL.

Aprendendo um pouco mais sobre a banana...
BANANA - A fruta mais popular do Brasil, agora com
qualidade superior
A banana é considerada um dos principais alimentos da humanidade, especialmente por ser rica em potássio, um elemento químico da maior importância para o saudável funcionamento do coração, além de se constituir na principal fonte de carboidratos dos povos que habitam muitas partes das regiões tropicais do Planeta. É uma boa fonte de vitamina A, B6, B12 e C, além de potássio, ferro e cálcio, podendo ser consumida de inúmeras maneiras, desde natural até em forma de chips, farinha, purê, frita, doces, vitaminas, compotas, tortas, além de outras. Essas vantagens comparativas e competitivas da banana remetem para a ampla disponibilidade de mercados para a comercialização desse nutricional e funcional produto da bananeira.
Benefícios da banana
 Anemia: contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
• Vitamina B6: rica nesta vitamina regula os níveis de glicose no sangue, que efetam o bom humor.
• Capacidade mental: pesquisas mostraram que frutas com elevado teor de potássio como a banana ajudam os alunos a aprender com mais facilidade e manterem-se mais alertas.
• Constipação intestinal: com elevado teor de fibras, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando a limitação sem recorrer a laxantes.
• Estresse: potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro, além de regular o equilíbrio de água no corpo humano. Quando estressado, a taxa metabólica do corpo humano se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.
• Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é preparar e beber uma rica vitaminada de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e re-hidrata o sistema.
• Azia: as bananas têm efeito antiácido natural.
• Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível aceitável de açúcar no sangue e evita náuseas.
• Picada de mosquitos: antes de usar remédios experimentem esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm obtido resultados excelentes na redução do inchaço e da irritação.
• Nervos: a banana contém elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
• Depressão: de acordo com recentes pesquisas, entre pessoas que sofrem de depressão muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de aminoácido que o organismo humano converte em seratonina, reconhecida por relaxar e melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem-estar.
• Coração: estudos recentes mostraram que, além de rica em potássio, a banana acentua a importância desse mineral para a função muscular adequada, inclusive do coração, e assim vem sendo indicada por especialistas para compor a dieta habitual dos jovens, adultos e idosos. Uma banana de tamanho médio, de 115 gramas, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.
• Pressão arterial: a banana contém elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão arterial alta, tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos Estados Unidos) autorizou a indústria de banana a oficialmente informar aos consumidores quanto à habilidade do alimento em reduzir o risco de pressão alta e infarto.
• Infarto: de acordo com a pesquisa publicada no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra (EUA), comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%.
• Colesterol: a banana é fonte de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.
• Úlcera: usada na dieta diária contra desordens intestinais é a única fruta crua que pode ser comida sem desgate em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
• Fumo: as bananas podem ajudar as pessoas que estão largando o cigarro, porque seus elevados níveis de vitaminas A, B6, B12 e C, além de potássio e magnésio ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações