quarta-feira, 7 de abril de 2010

BARRINHAS DE CUISENAIRE



    
    INICIAMOS O CONTEÚDO BARRINHAS DE CUISENAIRE.      
    HOJE FOI A 1ª ETAPA: A EXPLORAÇÃO DO MATERIAL.
APRESENTEI PARA ELES O MATERIAL E FALEI SOBRE O CRIADOR E POR QUE FOI CRIADO O MATERIAL.
EM SEGUIDA, AS CRIANÇAS MANIPULARAM LIVREMENTE AS BARRINHAS. EXECUTARAM CONSTRUÇÕES DE VÁRIAS FORMAS. FIZERAM ROBÔS, LETRAS, CASAS, FLORES, CARRINHOS ETC. O ALUNO PEDRO HENRIQUE DESCOBRIU QUE PODERIA COLOCÁ-LAS EM ORDEM COMEÇANDO DA PEÇA  MENOR PARA A MAIOR. TODA A TURMA QUIS FAZER TAMBÉM.
ELES ADORARAM MANUSEAR O MATERIAL E CHEGARAM A CONCLUSÕES FASCINANTES.
NO MATERIAL DIDÁTICO, RECORTARAM E COLARAM AS BARRINHAS. NOVAMENTE, EXPLORARAM A CRIATIVIDADE USANDO TODAS AS BARRINHAS.

       FOI UMA TARDE MARAVILHOSA.





     HISTÓRICO SOBRE O MATERIAL:


Este material tem esse nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire, (1891-1980).

Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica, e ao se impressionar com uma cena de um aluno desesperado, em uma de suas aulas, decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire: O ARCO-ÍRIS DE FAZER CONTAS
Há meio século atrás , quando Cuisenaire inventou este material, não sabia se iria dar certo, porém, na primeira aula que testou, constatou que a sua intuição estava correta.
Só mais tarde o professor ficou conhecido fora do seu país, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso por suas pesquisas em Educação Infantil, recebeu de um amigo belga, um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Apesar de descrente, ele aceitou, encantou-se ao ver o material, e disse “esse homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação.”
O egípcio passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire - a quem chamava de Senhor Barrinhas. O professor belga tornou-se conhecido em todo mundo.
Com as barras Cuisenaire é possível desenvolver em classe diversas situações para o aprendizado de operações e conceitos matemáticos.

É um material bem simples, porém pouco conhecido e divulgado pelos educadores.
 Este material pode ser usado com alunos de 3 à 11 anos.









          

Um comentário:

  1. Aprender matemática assim,é muito mais divertido... E, certamente, as crianças não ficarão decorando, mas realmente irão assimilar o conteúdo. Adorei sua aula de matemática!!!!! Parabéns!!!! Sou sua fã!!!! Bjssss

    ResponderExcluir

 
Créditos
Reneide Criações