segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL




               

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ...

       COMER, CRESCER E APRENDER

. 
Hoje, iniciamos o projeto “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”. Iremos, ao longo das aulas, aprender um pouco mais sobre os alimentos e teremos também a oportunidade de degustar sucos, saladas, frutas variadas e muito mais. Pretendemos proporcionar aos alunos o entendimento da importância de uma boa alimentação para o seu desenvolvimento, o conhecimento dos valores nutritivos diferentes existentes nos alimentos, bem como oferecer oportunidade para que eles possam experimentar novos alimentos. Tudo isso feito de uma maneira lúdica, criativa e estimulante.
Ensinar às crianças a importância de uma alimentação equilibrada é o caminho para que elas saibam fazer boas escolhas alimentares.
Dentre as escolhas que as crianças farão no futuro, poucas são tão importantes quanto uma alimentação correta e equilibrada. Por isso, também faz parte desse mar de responsabilidades dos pais e da escola ensinar os pequenos a escolherem bem a sua própria alimentação ou, no mínimo, alertar para certos abusos.
Acreditamos que a consciência sobre nutrição adquirida na infância será primordial para que, no futuro, os pequenos atentem para a necessidade de fazer escolhas alimentares corretas naturalmente, e não apenas diante de algum problema específico de saúde.
 Sendo assim, vamos  aprendender sobre as frutas, verduras, legumes entre outros alimentos que fazem bem à saúde. 
Por outro lado, é preciso saber que há também alimentos que, em excesso, fazem mal a saúde como sanduíches gordurosos, salgadinhos, refrigerantes, balas, chicletes, bombons, pirulitos, etc.


Nossa primeira receita foi um delicioso espetinho de frutas. As crianças trouxeram maçãs, bananas, kiwis, uvas, abacaxis e mamões. Depois de lavadas e picadas por mim e pela bibliotecária Titu, as crianças escolheram as frutas de sua preferência e fizeram seus espetinhos.
Com esta receita, trabalhamos a importância de uma alimentação saudável, a higiene na hora de preparar os alimentos,a cor, tamanho,quantidade  e textura  das frutas.
CARDÁPIO DA SEMANA
SEGUNDA-FEIRA-ESPETINHO DE FRUTAS
TERÇA-FEIRA-RATINHO DE BISNAGUINHA SEVEN-BOYS
QUARTA-FEIRA-SALADA DE FRUTAS
QUINTA-FEIRA-TIGELA TROPICAL
SEXTA-FEIRA-RATINHO DE OVO

Nossa semana será saborosa e rica em aprendizagem. As crianças aprenderão através de receitas simples, mas nutritivas a importância de uma boa alimentação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos
Reneide Criações